domingo, 1 de dezembro de 2019

Estoicismo nosso de cada dia.

A medida que o tempo passa, eu percebo o quanto a solidão me faz bem na maioria das vezes, e ela tem me feito pensar o quanto a tristeza e as angústias da vida são pequenos problemas em torno de nós. 

Talvez apenas uma nuvem carregada na nossa imaginação... Tudo na vida depende de como a gente enxerga e lida com as coisas... 

Talvez o que poderia ser um grande problema pra alguém, pra mim é algo pequeno; uma centelha pelo ar.

Com o tempo eu fui me libertando desse grilhões da humanidade. A começar pela religião, que nada mais é do que uma forma de manipulação... 


Eu sinceramente não acredito que há um Deus nos julgando a todo momento. Na verdade, eu acredito que nós somos nossos próprios mestres, e que tudo que nos rege são nossos pensamentos, o que posteriormente irá virar um karma, seja ela bom ou ruim. 

Toda essa conversa de céu e inferno nos prende. O fato é que nós estamos aqui como qualquer ser humano que está na escola... O plano terreno nada mais é do que uma faculdade pra aprendermos a sermos melhores a cada dia. E muitos de nós tem fracassado miseravelmente. 


E nós não precisamos do sofrimento, porque o sofrimento está na nossa cabeça, ele é mais imaginação do que algo concreto. 

Esse estoicismo todo que ronda minha cabeça vem cada vez mais fazendo sentido. 

Um cara que gosto muito, chamado Jean Paul Sartre dizia algo do tipo: "Não importa o que fizeram com você, o que importa é o que você vai fazer com o que fizeram com você"

E acho que a filosofia de vida mais pertinente pra mim é essa. Depois que a gente descobre algumas chaves que abrem a prisão, a vida não fica difícil, a vida fica leve, e a gente percebe que não precisa mais de nenhum tipo de sofrimento. 

A partir do momento que a gente percebe que algumas coisas estão fora do nosso controle, que são mais coisas mais externas do que internas, a gente quase que extingue todo sentimento de sofrimento. 

O que temos que ter em mente é que somos todos seres em evolução, que todos nós erramos e que estamos aprendendo a cada dia. 

Logo se tem algo me fazendo sofrer, eu paro; uso minha racionalidade e imparcialidade pra ver até que ponto aquele sofrimento todo é imaginação ou se estou tornando uma coisa simples de resolver em algo monstruoso. 

Só pra finalizar essa linha de pensamento; todo nosso "sentimento primata" de ego, de posses materiais e não materiais, são vaidades que um dia a terra vai comer. No fim de tudo isso, o que vai valer é nossa consciência e o que aprendemos uns com os outros nesse plano.  



Escrito por: Yago Conforte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eterna Frequência.

Contaria também os dedos de suas mãos, suas doces e calejadas mãos que sempre conseguem me sentir e me moldar. Como eu amo e venero seus láb...